07/05/2009

Petrópolis - Resultados do Enem 2008

clique na imagem para ampliá-la

De mal a pior!

Talvez este devesse ter sido o título deste post. Com efeito, se compararmos os resultados deste ano com os do ano passado (veja aqui), verificamos que eles são piores em todos os níveis.
O ensino médio atual, que precisa de um currículo moderno (os programas vigentes não são nem formativos nem profissionalizantes), faz com que a maioria das escolas não saiba se prepara os alunos para os exames vestibulares ou se oferece um ensino técnico, capacitando-os para o mercado de trabalho.

Como sempre, as escolas particulares exibiram resultados superiores aos das escolas públicas. Enquanto os alunos da rede privada alcançaram 56,12 pontos, os estudantes da rede pública obtiveram média de 37,27 - uma diferença de 18,85 pontos.

Curioso é que um dos fatores apontados pelos especialistas para o mau desempenho dos estudantes no Enem de 2008 está nas mudanças nas provas. Como várias questões da prova objetiva tiveram enunciados muito extensos, "o teste teria sido mais difícil do que o de 2007, por exigir mais concentração e capacidade de leitura dos alunos" (?).

Contudo, por maior que seja a cautela na comparação entre os resultados das últimas edições do Enem, uma coisa é certa: o ensino médio do País continua ruim. Pior, o ensino médio público do País é uma calamidade e, mais grave ainda, sem qualquer perspectiva de melhora, a curto prazo.

Estamos cada vez mais longe de nos tornarmos uma nação desenvolvida e mais justa!

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.