16/03/2008

A americanada não está entendendo nada...

Os americanos com menos de 40 anos não estão entendendo nada. Desde a crise do petróleo, mais de 20 anos atrás, não se viam custos crescentes, oportunidades decrescentes (mesmo assim muuuuuuuuuuuuito mais abundantes que as nossas), a palavra crise repetida overandoverandover na TV, rádio e jornais.

E, vejam só, a inflação americana está taco a taco com a brasileira. Até maior neste naco de terra onde estou morando. Ao lado os dados vindos do jornalão local, 4,7% de fevereiro 2007 a fevereiro 2008. Segundo o IBGE a inflação no mesmo período foi de 4,6%, um tequinho mais baixa, mas está MAIS BAIXA QUE A AMERICANA.
Apesar de, em princípio, reinar a noção geral de que menos interferência estatal é melhor, os candidatos a presidência com maiores chances são os que falam justamente em interferir, investir, até forçar as pessoas a comprarem seguro saúde (saúde gratuita praticamente não existe, a não ser em ONGs e clínicas específicas, despesas com saúde são a principal causa de pedidos de falência pessoal).
Eles ainda se preocupam muito com o direito ao aborto, porte de arma, pessoas que bebem em público (é proibido mesmo, embora todo mundo saiba o que tem dentro daquelas horrosas sacolas de papel e de muita gente "turbinar"seus starbucks) e outras cositas mais privadas que públicas. Mas com problemas reais, as preocupações começam a ficar reais também. Para muitos alguma coisa está fora da ordem...

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.