Ao aceitar triplicar o bônus pago pela energia excedente vendida pelo Paraguay a nós, Lula está mandando uma conta para todos os brasileiros, seja através de energia mais cara, seja através de subsídios do Tesouro. Lula afirmou que a conta não vem para os brasileiros. Já devia saber que em economia não existe almoço grátis. Se o Tesouro pagar pelos consumidores, nós que também somos os contribuintes é que estaremos pagando.
Quem conhece o Paraguay sabe que a população acredita, pois assim lhe tem sido vendido pelos candidatos de lá, entre eles Lugo, que o Brasil os explora em Itaipu. A cortesia de Lula com o nosso chapéu em nada altera esse fato, abrindo caminho para mais reivindicações de Lugo na próxima dor de barriga de popularidade que tiver, ou do próximo escândalo -sexual ou não- de que Lugo precisar desviar a atenção!
Papai Lugo tem ameaçado ir a tribunais internacionais questionar o tratado. Lula deveria deixá-lo ir, ou fazer o Brasil ir ele mesmo, e, após todas as dúvidas dirimidas, aí sim, ajudar o Paraguay, (financiado-lhe a infraestrutura de transmissão de energia,p.e.) mas sem chance de chantagens como a de agora.
Afirmar, como vantagem, de que assim o Paraguay não vai vender para outros países, é tentar nos fazer de bobos. O compromisso de vender só para o Brasil é parte do tratado, portanto não poderia mesmo mudar. Se pudesse vender, o Paraguay precisaria de linhas de transmissão que não tem. O Brasil está pagando mais para ter o mesmo, e continuará com a pecha de imperialista da América do Sul.
Afinal, quem paga o salário de Lula somos nós ou os paraguaios ou bolivianos?
Ele é pago para defender os interesses de quem?
0 comentários:
Postar um comentário