23/01/2009

As intempéries em Petrópolis e a contumaz ineficiência dos serviços públicos e concedidos

Esta semana teve de tudo um pouco em matéria de intempéries por estas bandas:
Na madrugada de Domingo um vento muito forte derrubou um enorme galho de árvore bem na frente do portão aqui de casa. Arrastado para o outro lado da rua está lá até hoje, apesar de repetidos avisos à COMDEP.

Na segunda-feira uma tempestade tropical com uma profusão de raios e uma chuva forte mandou para o vinagre as televisões e o computador, apesar de desligados, assim como os disjuntores. Nota zero para a AMPLA que, em pleno século XXI, permanece com os cabos aéreos, e, pior, sem aterramento conveniente.

Na terça-feira, já com o computador consertado, o que não funcionava era o VELOX! Reclamação feita,(aqui um detalhe: a primeira reação é afirmarem que "não consta nenhum problema na sua região". Fazem, então, meia dúzia de perguntas absolutamente desnecessárias, nos fazem perder tempo com testes de ping, tão desnecessários quanto, e prometem que alguém entrará em contacto. Como nunca o fazem, fui obrigado a ligar de novo, para ouvir uma gravação dizendo que o Velox estava com problema na minha área, mas que já estavam fazendo uma "manutenção de emergência" (estou até hoje me perguntando o que é isso, afinal, manutenção é o que é feito para evitar o problema. Quando este já ocorreu, o que se faz é conserto de emergência!)

Na quarta começou uma chuva forte, que dura até agora, e aí é a mesma situação de todos os anos: rios transbordando, barreiras caíndo, pessoas mortas e desabrigadas!
Também, como todos os anos, a ladaínha das autoridades é a mesma: "Choveu mais em 2 dias do que no mês passado inteiro", ou "a precipitação acumulada deste mês já ultrapassa os y milimetros do mesmo mês do ano passado"!
Acontece que entre essas duas datas de referência passou-se um ano inteirinho em que os rios não foram dragados, os bueiros não foram limpos, o lixo foi mal recolhido, a construção de casas em locais perigosos continuou sendo permitida!

Por último, ontem à noite a luz foi-se (não sei por quanto tempo, pois, cansado, adormeci...)

1 comentários:

Anônimo disse...

Sugiro leitura, participação e acompanhamento :
GABIRUCANGACEIRO.BLOGSPOT.COM
apesar do nome, um blog sobre Petropolis.
Grata.

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.