José Batistela é um típico agricultor brasileiro, descendente de imigrantes, que Xico Graziano usa para nos falar das necessidades do campo na ótima crônica "Ilusão Rural".
Nela, embalado pelo espírito do "Ano Novo", José adormece na virada do ano, e sonha:
Nela, embalado pelo espírito do "Ano Novo", José adormece na virada do ano, e sonha:
1) O preço dos insumos agrícolas (fertilizante, semente, arame, defensivo, sal mineral) vai despencar, fazendo com que, pela primeira vez, caia o custo da produção rural, sobrando dinheiro no bolso, suficiente para investir na tecnologia e gastar com a família.
2) Os frigoríficos bovinos, as fábricas de suco de laranja e usinas de açúcar e álcool, agroindústrias poderosas, entendendo que na cadeia de produção o elo mais fraco da corrente não pode ser destruído, irão elevar o preço vil que sempre praticaram na compra do boi, da laranja e da cana-de-açúcar.
3) O governo, após infinitas reuniões entre seus economistas, compreendeu finalmente que investir em infraestrutura - estradas, portos, ferrovias, telecomunicação, energia - é assunto de sua responsabilidade, necessário para garantir apoio ao desenvolvimento rural, valorizando o interior do País.
4) As grandes redes de varejo, representadas especialmente pelos supermercados, destarte exercendo enorme poder de compra no mercado, passarão a tratar com respeito seus fornecedores, os pequenos olericultores, deixando de achatar o preço das frutas e dos legumes que comercializam, sem, obviamente, magoar as donas de casa.
5) Uma grande campanha de marketing se iniciará após o carnaval, envolvendo as cooperativas, os laticínios e o governo - semelhante àquela existente há anos nos EUA -, estimulando o consumo de leite e seus derivados, principalmente entre as crianças, viciadas em beber duvidosos refrigerantes.
Clique aqui para continuar lendo.
0 comentários:
Postar um comentário