23/11/2008

Os resultados do Enem 2008

Ou, mais um ano perdido na corrida para deixarmos de ser uma Nação subdesenvolvida!

Saíram os primeiros resultados do ENEM de 2008.
A média nacional, numa escala de 0 a 100, foi de 41,69 pontos! (Em 2007 tinha sido de 51,52!)
As escolas privadas tiveram uma nota média de 56,12 pontos, e as públicas de 37,27! (Os resultados por município e por estabelecimento de ensino só serão divulgados no ano que vem).
Isto quer dizer que, de cada 100 questões, os nossos futuros dirigentes acertaram 42!

Surpreendente? Nem tanto!
Se não conseguimos formar professores, como queremos que estes ensinem?
A propósito, vale a pena ler a entrevista da antropóloga Eunice Durham, uma das maiores especialistas em ensino no Brasil, que, entre outras, coisas afirma:
- As faculdades de pedagogia formam professores incapazes de fazer o básico, entrar na sala de aula e ensinar a matéria. Mais grave ainda, muitos desses profissionais revelam limitações elementares: não conseguem escrever sem cometer erros de ortografia simples nem expor conceitos científicos de média complexidade.

- Fiz uma análise detalhada das diretrizes oficiais para os cursos de pedagogia. Ali é possível constatar, com números, o que já se observa na prática. Entre catorze artigos, catorze parágrafos e 38 incisos, apenas dois itens se referem ao trabalho do professor em sala de aula. Esse parece um assunto secundário,menos relevante do que a ideologia atrasada que domina as faculdades de pedagogia.

- Eles (os professores) são corporativistas ao extremo. Podem até estar cientes do baixo nível do ensino no país, mas costumam atribuir o fiasco a fatores externos, como o fato de o governo não lhes prover a formação necessária e de eles ganharem pouco. É um cenário preocupante. Os professores se eximem da culpa pelo mau ensino – e, conseqüentemente, da responsabilidade. Nos sindicatos, todo esse corporativismo se exacerba.
A entrevista completa à Veja está aqui


Por outro lado, desde há muito, que é urgente uma reforma geral do ensino, no Brasil! Quer curricular, quer de métodos e finalidades!
Da forma que está os jovens não estão sendo preparados nem para acessarem as Universidades (os primeiros períodos de qualquer curso universitário são despendidos ensinando o que os alunos deveriam ter aprendido no ensino médio), nem para enfrentarem o mercado de trabalho!

Bom, e por que é que a Reforma do ensino não sai?
Porque a manutenção deste estado de coisas interessa à "elite" política que está no poder. (No caso, nem sequer mais à elite empresarial, já que esta, além de ter dinheiro para custear o estudo dos seus em bons colégios, carece de mão de obra melhor preparada, quanto mais não seja porque economizaria milhões de reais em treinamento).

Enquanto este estado de coisas permanecer, continuará sendo possível a eleição de messias tipo Collor ou Lula, de portentos de honestidade do gênero de Maluf ou Severino Cavalcanti, ou de outras figuras curiosas tipo Clodovis, Enéas, Cacarecos e Jurunas!

E assim, deitados em berço esplêndido, continuaremos sendo o "País do Futuro."... que teima em não chegar!

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.