19/08/2008

O site do COB pichado, a Lei Piva, os falsos heróis, e outras avenças olímpicas

No momento em que escrevo, o site do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) está fora do ar. Foi invadido por "hackers" durante a madrugada que o ornamentaram com fartas pichações! Em português "castiço", ("Brasil ta um lixo nesas olimpiada (sic)") reclamam do desempenho dos atletas brasileiros em Pequim.
Por meios escusos vocalizam um sentimento que perpassa a maioria da população!

Para entendermos como se chegou a isso, vale uma pequena olhada para trás:

O Brasil nunca teve uma política de Educação e muito menos de Desporto (Embora o Ministério da Educação e Desporto seja mais antigo que a Sé de Braga!).
O COB batalhou pela aprovação de uma lei (a Lei Piva, que depois ficou conhecida como Lei Agnelo-Piva, porque o Agnelo era o titular da pasta dos Esportes) que destina 2% da arrecadação das loterias para o esporte.
Só que o "negócio" do COB é o esporte de alta competição, não o fomento e universalização do esporte nas escolas e universidades.
A Lei Piva estabelece que os mencionados 2% da arrecadação bruta de todas as loterias federais do País sejam repassados ao COB e ao Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB). Deste total, 72,25% são destinados ao COB e às Confederações Brasileiras Olímpicas. Ao CPB são destinados 15%, e 12,75% ficam para esporte escolar e universitário.

A lei, sancionada em 2001, só começou a ter a sua verba disponível em 2004. (Até então a penúria das confederações era tanta que uma delas, reza a história, (se não me falha a memória a de Arco e Flecha) tinha como sede... a mala do carro do presidente da confederação- isso mesmo- na mala estavam todos os arquivos e ativos desse esporte olímpico praticado por uns 20 entusiastas por estas bandas!)


Só que, e ainda porque trabalho sério não é apanágio deste governo, a Lei Piva foi vendida à população, por Lula e seus aloprados companheiros, como panacéia de todos os males do desporto brasileiro!
- Teremos o melhor esporte e a maior quantidade de medalhas jamaisvistaneztepaiz!

O COB, convenientemente, deixou que essa versão corresse livremente, e deu uma visibilidade ao Ministro dos Esportes (o da época e o atual, os dois da cota do PCB) que nunca tinha ocorrido neste País. Que nem pintos no lixo, esses senhores passaram a frequentar as telas das TVs e as páginas dos jornais de uma forma que nunca tinha acontecido com os seus antecessores.
A realização dos Jogos Panamericanos e as candidaturas do Rio a sede das Olimpíadas, então, foram o orgasmo: Era cocktail, entrevista, declaração, convite e viagem para todo o lado!

Se, de um lado, o Ministério pouca fazia pelo esporte (não sei como está agora, mas durante um bom tempo os 12,75% destinados às escolas e universidades ficaram depositados em caderneta de poupança por falta de projetos para o seu uso), de outro, o COB gastava a sua parcela (ou parte dela!?) estruturando as Confederações, contratando tecnicos, e apoiando os atletas de alta competição (cujo número não aumentou, por falta de base). Ou seja, aproximadamente a mesma quantidade de atletas passou a ter uma estrutura muito melhor!É claro que isto não é suficiente para nos transformar em potências olímpicas, ou, pelo menos, em garantia de medalhas condizente com os 180 milhões de habitantes que somos!

A culpa?
É nossa!
Nós que permitimos a existência desse sistema em que poucos definem o que fazer com o nosso dinheiro! Se acharmos que a distribuição da Lei Piva deva ser ao contrário (como eu acho - 12,75% para o COB, as confederações e o CPB e 87,25% para a universalização do esporte com investimentos em escolas e universidades), temos que nos manifestar e mudar não só os nossos representantes no Congresso, como a forma como "eles" podem impunemente agir ao arrepio da nossa vontade depois de eleitos!

Enquanto isso não acontecer, e o Desporto se tranformar numa prática universal neste País, as medalhas continuarão vindo em pequeno número, fruto da qualidade individual, do esforço dos atletas e suas famílias, e serão mérito único e exclusivo deles!

Não me sinto credor de desculpas no insucesso, nem devedor no êxito, dos Hipólitos,Césares ou Jades! (Por muito que por eles torça!)

Afinal, por mais que as TVs assim os vendam, eles não são os meus heróis nacionais! São "apenas" ótimos esportistas que aprecio!
(Quer dizer, a Jade é mais do que isso! A Jade, devo confessar, é a minha MUSA OLÍMPICA!)
Ah,sim! Quanto aos hackers pichadores, os endereços corretos são os sites do Ministério dos Esportes e da Presidência da República!

1 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom
Quanto ao site do COB a Canvas que se vire e faça jus à grana fácil que ganha
Iliescu

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.