30/06/2008

O Fluminense é maior que isso

Amanhã será o jogo mais importante dos 106 anos de história do Fluminense. E, como toda decisão do Tricolor, adquiriu contornos dramáticos, devido à desvantagem na primeira partida. O técnico e os jogadores conclamam a torcida a comparecer ao estádio e empurrar o time. A torcida nunca foi tão importante - diz o time. Parece, porém, que a administração do clube não concorda.
Aproveitando-se dessa situação, e sabendo que a apaixonada torcida nunca deixaria de comparecer, os dirigentes resolveram dobrar o preço dos ingressos. Mesmo para a "elitizada" (detesto a palavra, mas é verdade) torcida do Flu, pagar R$ 80,00 por um ingresso de arquibancada pesa no bolso. Mas a torcida engoliu o sapo, afinal, essa decisão é imperdível.
Anunciado o dia das vendas, os torcedores começaram a ir para a fila das Laranjeiras na tarde anterior, pensando que garantiriam seu ingresso, afinal as vendas estavam limitadas a dois por pessoa. O clube havia garantido que as vendas seriam organizadas, e que seria destacado um contingente maior de policiais para coibir a atuação dos cambistas.
Não foi o que se viu quando a bilheteria se abriu. Os cambistas fizeram a festa, entrando e saindo da bilheteria com bolos de ingressos nas mãos. A PM, como sempre, deixou-os agir livremente. Pessoas se aproveitaram da confusão entre a fila comum e a dos sócios para passarem à frente de pelo menos 5.000 torcedores. Quando, com meia-hora de vendas, foi anunciado o esgotamento dos (20.000, como achávamos - como divulgado depois, o número era muito menor ) ingressos de arquibancada verde e amarela, a confusão começou a adquirir contornos dramáticos. O curioso é que nesse tempo a fila andou cerca de 20 metros. Estando os ingressos prestes a se esgotar, o clube solicitou a presença da tropa de choque "darth vader" da PM, para conter o "gado" em fúria à base de spray de pimenta, bala de borracha, bombas de efeito moral e muita porrada de cacetete. Nenhum funcionário do clube apareceu em momento algum para tentar impor a ordem. E quem chegou na fila às 22:30h do dia anterior saiu das Laranjeiras às 12:30h sem seu ingresso.
É vergonhoso que um clube, com a história e a tradição que o Fluminense tem, possa tratar de forma tão desrespeitosa a sua torcida, que ficou com o time nos momentos mais negros e o empurrou em todas as conquistas.
Eu sempre fechei os olhos para as evidências de gestão fraudulenta por parte dessa diretoria, afinal o time está bem como eu nunca havia visto. Infelizmente foi preciso um tapa na cara para acordar para a realidade. Resta esperar que sigamos o exemplo do Vasco da Gama e tratemos de extirpar o câncer da administração do clube.
Clareza nas prestações de contas e nos contratos com patrocinadores é o mínimo a se exigir do Sr. Horcades & Cia.
O Fluminense é maior que tudo isso!

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.