05/06/2008

Lula aumenta juros e o desemprego!

O Banco Central de Lula aumentou ontem, mais uma vez, os já mais altos juros do planeta!
Sob o pretexto de segurar a demanda, que estaria provocando um aumento de inflação, o governo aumentou ontem a taxa de juros em 0,5%!

O "Meireles" poderia fazer algo diferente?
A resposta é não!

Vamos tentar entender:

O "Meireles" aumentou os juros porque a inflação está fugindo de controle. Só que grande parte da inflação atual é provocada pelo aumento dos preços internacionais dos alimentos e do petróleo sobre os quais o efeito do aumento dos juros é ...nenhum!

Outra boa parte é provocada pelos gastos do governo, que não param de aumentar desde o início do mandato de Lula, seja pelo inchaço da máquina administrativa, com excesso de ministérios e cargos de confiança para contemplar a "companheirada", seja porque essa "companheirada", além de incompetente, não raro se tem revelado de uma capacidade "nunca dantes vista neste país" de roubar o dinheiro dos nossos impostos ao ritmo de um escândalo por semana (vidé os casos dos sanguessugas, vampiros, mensaleiros, aloprados, jardineiros, dólares na cueca, cartões corporativos, seu Diceu e seus 40 ladrões, paulinhos e o lado negro da força, etc.etc.etc...).

Isto é, estas duas pressões inflacionárias vão continuar aumentando, ou diminuindo, seja lá o que o "Meireles" fizer!

Então, porque é que o "Meireles" aumentou os juros?

Porque o aumento dos juros repercute sobre o consumo da população em relação ao resto dos bens (carros, casas, celulares, tintas, roupas, sapatos, televisões, yoghurtes, cimento, livros...) e serviços (escolas, viagens, internet, barbeiros...), e dos investimentos !

Ou seja, para manter a inflação dentro da meta, o "Meireles" tem que manter uma overdose de juros, porque o resto do governo não faz a sua parte, pouco lhe importando, a ele governo Lula, se isso provoca desemprego ou diminuição de renda e de empregos!

Lula, que de ignorante tem tudo, mas que de burro não tem nada, descolou, extra-oficialmente, o Banco Central do governo de forma a que os aumentos de juros sejam "coisa do Meireles", (embora capitalize para si o fim da dependência do FMI e outras avenças alvissareiras), enquanto continua torrando o dinheiro dos nossos impostos em aumentos de despesas para lá de questionáveis, apostando que a bonança internacional encobriria os erros grosseiros e a inapetência da sua administração!

E o Meireles, porque se presta a isso?
Porque o "Meireles" é um cara rico, que quer ser governador de estado, e que, se a vaca for para o brejo internamente, será muito bem acolhido em qualquer conselho de administração de qualquer grande banco brasileiro ou internacional pelos inestimáveis lucros proporcionados!
Resta-nos o consolo de que se é possível enganar parte dos eleitores muito tempo, à maioria deles, só por pouco !

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.