09/06/2008

COI e Tibet, faltou prudência! Sobrou ganância?

Grupos Tibetanos, preocupados com a possibilidade de repetição dos confrontos, haviam solicitado ao Comitê Olímpico Internacional, a suspensão da passagem da tocha Olímpica pelo Tibet!

O Conselho Executivo do Comité Olímpico Internacional, na sua reunião em Atenas terminada este sábado omitiu-se a respeito do assunto!

A tocha tem a sua entrada no Tibete agendada para Gyalthang em 11 de Junho, na província Yunnan, área Tibetana do Kham, e posteriormente, em 18 ou 19 e até 23 de Junho, tem passagem prevista por Lhasa e cidades da área Tibetana do Qinghai.

Aos jornalistas foi negado o acesso às áreas Tibetanas, desde finais de Março, o que aumenta a preocupação de que a passagem da tocha possa ensejar o recrudescimento da repressão sobre os Tibetanos, por parte das autoridades Chinesas

Os tibetanos afirmam que o COI apóia, com essa atitude, a repressão e a censura à Imprensa empreendida pelo governo Chinês, e temem que, assim, as autoridades Chinesas possam repetir a atuação brutal, num esforço desesperado para manterem o percurso da tocha Olímpica livre de protestos, já qua a imprensa internacional não poderá estar presente para relatar os temidos excessos das autoridades chinesas que redundaram em mortes e prisões no protesto anterior!

Será que os compromissos financeiros assumidos com os patrocinadores do percurso da tocha Olímpica podem ser mais importantes do que vidas humanas?

Rezo para que haja juízo de parte a parte. Se não o houver, o COI e o Governo Chinês correm o sério risco de boicote de diversos países ou, no mínimo, de uns Jogos Olímpicos sem a essência que os originou: A PAZ OLÍMPICA!

0 comentários:

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.