21/06/2009

Festival de Inverno de Petrópolis

Suba a serra e, entre um tinto e outro à beira de uma aconchegante lareira, curta o 9º Festival de Inverno de Petrópolis que transcorrerá entre os dias 27 de junho a 12 de julho próximos. O mote deste ano será a cultura francesa (afinal é o Ano da França no Brasil!)



Abaixo a programação já confirmada:

Catedral de São Pedro de Alcântara
No dia 27 de junho, às 20 horas, a Dell´Arte realiza a abertura de gala do 9º. Festival de Inverno de Petrópolis com A Música dos Anjos, concerto em homenagem aos 250 anos da morte de Georg Friedrich Händel. Condução da Sinfonieta Dell´Arte e do Coral Municipal de Petrópolis sob a regência do maestro Carlos Prazeres, executando trechos do Messias e a popular Aleluia.

Sala da Batalha - Museu Imperial
A agenda de espetáculos começa no sábado, dia 27, às 17h, com o Concerto dos Diplomatas, - com o Cônsul Geral de Portugal do Rio de Janeiro, Antonio Almeida Lima (voz), o Núncio Apostólico da Santa Sé, Dom Lorenzo Balissieri (piano) e o Conselheiro Cultural da Embaixada de Portugal, Adriano Jordão (piano). Também será o lançamento da campanha de solidariedade em prol de diversas entidades beneficentes da região.

Theatro D. Pedro
O espaço vai ser palco de apresentações de peças teatrais, de espetáculos de dança, como o da célebre Compagnie Georges Momboye, além do pianista Arthur Moreira Lima, grande destaque do Festival. O grand finale será com a Orquestra Sinfônica Jovem de Campos Prof. Mariuccia Iacovino, revelação deste ano (dia 12, às 17h).


Escadarias do Theatro D. Pedro
Terças, sempre às 18h, apresentações gratuitas de chorinho.

Concertos à luz de velas
Concertos à luz de velas no imponente Museu Imperial Sextas e sábados, às 18h, com uma programação diversificada lembrando a influência francesa de séculos passados.

Concertos ao meio-dia na Sala da Batalha do Museu Imperial
Os mais belos concertos românticos em versão a dois pianos e precedidos de explicações sobre as obras pela professora Myrian Dauelsberg. Um projeto de formação de platéia e de apoio à nova geração de pianistas, incluindo uma homenagem aos compositores franceses na abertura do evento, dia 02, com Sylvia Thereza e Arthur Schiappe.

Palestras na Sala Multimídia do Museu Imperial
Temas variados como A Música na Revolução Francesa, palestra de Flávio Silva, às 15 horas do dia 04.

Palácio de Cristal
Único representante mundial do início da industrialização no século XIX feito de ferro fundido e vidro, o Palácio abrigará a série gratuita Cristal Jazz. Já confirmado o violino do francês Nicolas Krassic e o grupo Lisa Miller Jazz.

Chás musicais e happy hours no Hotel Solar do Império
Prédio histórico em frente à Praça da Liberdade será palco para concorridos chás musicais e happy hours, às terças e quintas. Receitas francesas e as famosas madeleines também estão no cardápio.

Praça da Liberdade
O festival sai dos palcos e vai à mais famosa praça da cidade, no dia do encerramento, com o tema " O Festival vai a França" (12/07).

1 comentários:

Anônimo disse...

Onde consigo a programação completa?
Os eventos são gratuitos?

Grata

Aninha

 
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.